Santo Amaro: Teatro Alfa apresenta espetáculo Trisha
terça-feira, 10 de setembro de 2013As apresentações no Teatro Alfa serão uma mostra representativa de mais de quatro décadas da obra de Trisha. Fazem parte do circuito das turnês de despedida da Trisha Brown Dance Company que encerra suas atividades no final de 2014. Um tributo internacional para a grande dama da dança americana.
Sobre a peça:
Trisha nasceu em 1936 em Aberdeen (Estado de Washington) na costa oeste dos Estados Unidos. Após sua formação em dança moderna e seguir um curso com Anna Halprin, onde encontra Simone Forti, descobre os princípios da improvisação e da composição a partir de comandos para executar movimentos simples, comuns.
Em 1961, mudou-se para Nova York, onde fundou, ao lado de outros grandes artistas, o Judson Dance Theatre, templo da experimentação e da multidisciplinaridade, verdadeiro cadinho da dança pós-moderna, palco da revolução coreográfica americana da qual Trisha é uma das figuras de proa. O Judson Dance Theatre reunia não apenas bailarinos e coreógrafos, mas também compositores, músicos e vários artistas plásticos.
Em 1970, Trisha fundou sua companhia, a Trisha Brown Dance Company, com a qual pratica a improvisação estruturada e explora os enfoques (métodos) atualmente qualificados como “somáticos”, que favorecem a máxima disponibilidade do corpo por meio da consciência de sua mecânica.
Seus movimentos encontraram o extraordinário no cotidiano e desafiaram as percepções até então existentes do que era uma performance. Trisha ampliou os limites da coreografia alterando para sempre a dança moderna.
Com sua companhia, apresentou-se nos mais diversos espaços não convencionais, mas acabou por ocupar também os tradicionais palcos de teatros e casas de ópera com seus belíssimos projetos no cruzamento da dança com a arte lírica.
Serviço:
Local: Teatro Alfa
Endereço: . Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Quando: De 13 a 15 de setembro – Sexta-feira, 21h30 – Sábado, 20h – Domingo, 18h
Valores: de R$40 a R$180