Confira a programação de setembro da Casa de Cultura Santo Amaro
terça-feira, 4 de setembro de 2012A Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Cardoso de Mendonça (Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434) promove durante o mês de setembro uma programação especial com oficinas de arte, dança, canto, capoeira e muitas outras atrações culturais, musicais e de lazer.
A Casa de Cultura Santo Amaro é um espaço de referência que contribui, por intermédio de sua programação e atuação junto à comunidade, na construção da cidadania cultural. Desde sua criação exerce ação direta e ativa na vida de seus frequentadores, servindo não apenas como local de fruição ou produção cultural, mas também como pólo agregador da comunidade artística e seu público, proporcionando maior contato e vivência com repertório cultural diversificado e de qualidade.
Programação especial
6, 13 e 20/9 – 14h às 15h30 – Oficina de Iniciação teatral: a partir de vivências e jogos teatrais o grupo estará desenvolvendo habilidades de comunicação verbal, expressão corporal, impostação de voz, memória, desinibição
9 e 23/09 – 15h às 19h30 – Mercado Sertanejo: ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, onde é apresentada a legítima e boa música caipira, sob o comando do “Duo Rouxinóis do Sertão” [Cida e Silva].
15/9 – 20h – Sábado Harmônico no Mercado: os amantes da música instrumental poderão conferir gratuitamente mais uma edição do projeto “Sábado Harmônico”. Idealizado e coordenado pelo músico e prof. Paulo Gilberto..
27/9 – 14h às 17h – Baile da primavera no Mercado Idoso: tradicional ponto de encontro de idosos da região sul, apresenta música ao vivo com ritmos variados e muita animação com Os Mensageiros da Alegria.
29/9 – 20h – Concertos no Mercado – “Duo Brasil Brejeiro”: Sarau erudito com o DUO BRASIL BREJEIRO, com as pianistas Nilceia C. da Baroncelli e Wirley Francini. No programa: Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Coordenação: Silvia Luisada.
Programação semanal
Segunda-Feira
9h às 11h – Ensaios: Orquestra Silvia Luisada: Orquestra formada por iniciantes nos instrumentos musicais. Regência: Silvia Luisada.
14h às 16h – Oficina de Arte: Pintou a Síndrome do Respeito: aulas de pintura às pessoas com e sem deficiência intelectual, a partir dos 10 anos de idade, supervisionados por equipe multidisciplinar altamente especializada formada por artista plástica, pedagoga, psicólogo e arte-educador. Os participantes desenvolverão trabalhos de desenho e pintura, que auxiliarão na parte motora e no estímulo à criatividade, em releitura de artistas plásticos brasileiros. Coordenação: Instituto Olga Kos
17h30 às 19h30 – Oficina de Dança do Ventre: encontro com a cultura árabe por meio da dança do ventre. Trabalha coordenação motora, flexibilidade e alongamento, promovendo reeducação postural. A partir de 15 anos. Orientação: Angelica Rovida. Inscrições abertas.
20h30 às 0h – Mercado Samba da Vela: verdadeiro culto ao samba com recepção calorosa da comunidade! Encontro de sambistas que apresentam suas obras diretamente ao público. Compositores, cantores, músicos e simpatizantes reunidos entorno da vela, cantando letras sobre o cotidiano, que pulsão ao ritmo das palmas que marcam o samba até que a vela se apague decretando o final da cantoria, quando a comunidade é convidada a compartilhar delicioso caldo quente. Coordenação: Comunidade Samba da Vela.
Terça-feira
8h às 9h – Oficina Experimental de Mosaico “Re-inventando”: desenvolvimento de técnicas em mosaico revelará sua produção em exposição a ser realizada em dezembro de 2012. Orientação: Jamila Cruzado. Inscrição Abertas.
14h30 às 15h30 – Oficina de Dança Senior: prática corporal direcionada ao idoso; promove o equilíbrio, estimula a lateralidade, trabalha articulações, memória, habilidade motora e relações interpessoais. Instrutora: Heloisa Suzuki – fonoaudióloga da URSI Santo Amaro.
16h às 19h e 19h às 22h – Vocacional de artes visuais: tem como prioridade o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas a emancipação criadora das pessoas por meio da prática artístico-pedagógica coletiva. A partir de 14 anos. Inscrição Abertas.
Quarta-feira
10h às 12h – Ensaios: Coral Rachel Peluso: coral misto com vozes adultas, masculinas e femininas, na música ocidental tradicional e erudita. Todas as idades. Participe! Pianista: Edith Kielgast. Regência: Silvia Luisada.
20h às 22h – Oficina de Canto: objetiva trabalhar a técnica vocal, adquirindo consciência e domínio da produção da voz, protegendo-a e melhorando a performance, além de desenvolver a sensibilidade e a percepção musical com exercícios que focalizam ritmo, afinação e criatividade. Destinam-se a todas as pessoas, iniciantes ou já ter experiência. A partir de 15 anos. Orientação: Cristina Allemann. Inscrições abertas.
Quinta-feira
8h30 às 12h – Ensaios: Orquestra Filarmônica Santo Amaro: corpo estável da Casa de Cultura. Agrupamento instrumental utilizado, sobretudo, para a execução de música erudita, formada por músicos de origens diversas. Coordenação e Regência: Silvia Luisada.
20h às 22h – Oficina de Samba-Rock: a disseminar arte da dança por meio do samba-rock, uma fusão do samba com ritmos americanos como bebop, jazz e soul, nascido nos anos 60 tomou conta dos Bailes Black. Orientação: Ana Paula da Paz.
14h às 18h – Mercado do Idoso: espaço de convivência, inclusão cultural e valorização da qualidade de vida da população idosa, onde são realizadas atividades culturais, sociais, recreativas, ocupacionais e de lazer, por meio de vivências, atividades físicas, oficinas de artes etc. Coordenação geral: Denise F. Gehring. Assistente: Dayse Rosali de Sousa.
15h30 às 16h – Roda de Conversa: bate papo e lanche de confraternização.
16h às 17h – Taichi- Pai Lin: conjunto de exercícios milenares, de origem chinesa, que promovem saúde física, mental, emocional, prevenindo e curando doenças, conduzindo a longevidade, proporcionando qualidade de vida. Os praticantes cultivam a flexibilidade do corpo, saúde do coração e a serenidade. Medicina natural. Instrutora: Denise F. Gehring.
Sexta-feira
19h às 22h – Vocacional de teatro: tem como prioridade o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas a emancipação criadora das pessoas por meio da prática artístico-pedagógica coletiva. A partir de 14 anos. Inscrições abertas.
Sábado
10h às 12h30 – Oficina de capoeira: busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica por meio da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira. Orientação: Mestre Formiguinha [Alex Santos]
13h30 às 15h30 – Oficina de violão: oferecer aos participantes caminhos e soluções para uso do instrumento, através de exercícios práticos, onde poderão iniciar ou aperfeiçoar seu desempenho técnico, contribuindo com seu aprimoramento musical. A partir de 15 anos. Orientação: Joel Antonio Teixeira Junior. Inscrições abertas.
15h30 às 18h30 – Vocacional de teatro: tem como prioridade o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas a emancipação criadora das pessoas por meio da prática artístico-pedagógica coletiva. A partir de 14 anos. Inscrições abertas.
Domingo
10h às 12h – Oficina de Dança de Salão: oferece ao participante através da técnica da dança, introdução a ritmos clássicos e populares, trabalhando a linguagem corporal, desenvolvimento e criação de coreografias. A partir de 15 anos. Orientação: Gislene Sousa. Inscrições abertas.
Fonte: Prefeitura de São Paulo