Centro de Referência Santo Amaro recebe primeira caixa-estante de livros
sexta-feira, 29 de abril de 2011O Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) Santo Amaro, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), recebeu a primeira caixa-estante de livros, na terça-feira (26/4). A iniciativa faz parte da Semana Leitur@com.prazer e contou com a presença de cerca de 30 crianças do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) do Jardim dos Prados. O projeto visa a ampliar e fortalecer as parcerias com instituições da sociedade civil para possibilitar o amplo acesso aos livros e à formação de leitores na cidade de São Paulo.
“É um grande privilégio poder incentivar as pessoas a conhecer o rico universo da leitura. Acredito que explorar as histórias presentes em cada livro disponível servirá como uma importante ferramenta para apurar a criatividade e a imaginação dos leitores, além de ser uma peça-chave na inclusão social e educação”, comentou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
Com diversas atividades previstas entre segunda-feira (25/4) e amanhã (29/4), a Semana Leitur@com.prazer foi criada para articular parcerias entre as secretarias municipais de Assistência Social, Cultura e de Educação, objetivando a democratização da leitura nas diferentes regiões da Cidade.
Segundo a bibliotecária da Smads, Regina Dias Brasil, as pastas vinham se reunindo há um ano para definir as diretrizes. “A história só está começando e eu espero que o final seja bem feliz para todos”.
A entrega da caixa em Santo Amaro abriu o projeto, que prevê a implantação de mais 12 caixas-estante nos seguintes Cras: Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Perus, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, São Mateus/Sapopemba, Aricanduva/Vila Formosa, Vila Prudente/Sapopemba, Vista Alegre, Guaianases e Mooca.
Para a supervisora do Cras Santo Amaro, Beatriz Nogueira Giosa, a questão da leitura é fundamental. “Nosso objetivo é proporcionar aos usuários do espaço um contato com os livros que talvez muitos nunca tenham tido”.
Sobre o projeto
A ações da Semana Leitur@com.prazer se prolongam até amanhã e a estratégia utilizada nesse primeiro ano será a formação de orientadores para atuação nas salas de leitura, bibliotecas, Centros de Referência de Assistência Social, em outros locais. A finalidade principal do aperfeiçoamento desses profissionais é trabalhar como agentes de leitura na gestão dos espaços como forma de garantir a democratização do acesso aos livros.
Fonte: Prefeitura de São Paulo