Espetáculo em Santo Amaro é estrelado por artistas-cidadãos
quarta-feira, 3 de novembro de 2010Pela primeira vez no palco, sob o olhar de desconhecidos na plateia, um grupo de trabalhadores de diversas áreas, de donas de casa a administradores e comerciantes, viram atores e cantores para protagonizar o musical Ragnarock – A epopeia humana. Com estreia marcada para dia 4 de novembro, no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, o projeto, concebido e dirigido por Fernando Grecco, nasceu de um curso oferecido, desde maio, pela Cia. Ópera do Mendigo. Os alunos foram denominados pelo grupo de “artistas-cidadãos”.
Acompanhados por quatro artistas convidados e oito músicos profissionais, o elenco formado para o espetáculo percorreu diversas etapas, desde os ensinamentos técnicos de voz, corpo e entendimento da palavra, passando pelo trabalho de coro, solos e coreografias, até chegar às cenas que dão vida ao texto de autoria de Grecco. “Durante as aulas, fomos recebendo questionamentos que acabaram incorporados à peça”, explica o diretor. “Revelar o processo é mais enriquecedor para o público do que mostrar apenas um espetáculo finalizado”, completa.
Para o enredo, Grecco resgatou um projeto que tinha elaborado junto com a maestrina Mara Campos, que assina a direção musical, originalmente pensado para profissionais de canto. “Contamos a história do homem, desde a alusão ao Big Bang, presente no prólogo, passando pela Idade Média e chegando aos dias de hoje”, conta o diretor. A partir de um personagem central, que mescla homem primitivo e narrador moderno, a trama aborda diversos temas, como a economia, a ciência, a religião e a filosofia.
Com saltos no tempo e música executada ao vivo, ao som de piano, teclado, guitarra, bateria e percussão, a peça reúne 15 números que propõem uma visão crítica com cunho didático, mas com o cuidado de não se tornar maçante. “É um trabalho ambicioso, que pretende tratar o homem de maneira universal, porém se apoiando na coesão. Quanto à trilha escolhida, é tudo bem eclético, de Mozart a Raul Seixas, de música indígena a canções do grupo Secos & Molhados”, conta Grecco.
Serviço
Ragnarock – A epopeia humana
Data: 4 a 14 de novembro
Horário: Quintas e sextas-feiras – 21h. Sábados e domingos – 16h e 20h
Local: Teatro Paulo Eiró
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Telefone: 5546-0449
Preço: R$ 10
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Realmente quem não viu tem que ver!
E quem já viu tem a obrigação de ver de novo e de novo e novamente!
Simplismente imperdível!