Programa Identidade Verde chega a Santo Amaro
sexta-feira, 17 de setembro de 2010A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras está ampliando o programa Identidade Verde. A partir de setembro, sete novas Subprefeituras passarão a mapear as condições das árvores da cidade. Com esta fase, já são 24 Subprefeituras com equipes treinadas para atuar dentro do programa, que já cadastrou cerca de 5 mil árvores em quase 80 vias da capital. Santo Amaro está entre os novos bairros a receber o Identidade Verde.
O Identidade Verde é dividido em duas fases. Na primeira, a de implantação, os engenheiros e agrônomos da Secretaria treinam funcionários das Subprefeituras a partir de uma rua-piloto. Na segunda fase, com o projeto já implantado, os funcionários treinados continuarão os trabalhos com o mapeamento em toda a área da subprefeitura.
A iniciativa promoverá um minucioso diagnóstico das árvores da cidade, a partir do qual a pasta promoverá as intervenções necessárias que podem variar de uma simples poda ou reforma de um canteiro, até a remoção ou transplante de uma árvore. “Em 6 meses o projeto já capacitou equipes de 24 subprefeituras. A agilidade nesta ampliação se deve à importância de garantirmos a saúde das árvores da cidade e a conseqüente segurança da população que trafega pelas ruas”, conta o secretário de Coordenação das Subprefeituras.
Os dados coletados nas ruas são inseridos no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (Sisgau). A expectativa é que até o fim do ano o programa já esteja atendendo todas as 31 subprefeituras de São Paulo. Cada uma terá um prazo adequado para concluir o inventário. O primeiro passo é o cadastramento e diagnóstico das árvores, partindo em seguida para o plano de manejo, contemplando os serviços de poda e plantio de árvores, além de alargamento de canteiros.
Fonte: Prefeitura de São Paulo