Terminal de ônibus Santo Amaro testa acesso gratuito à internet
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011O terminal de ônibus Santo Amaro, na região do Largo Treze (zona sul de SP), vai testar a partir da próxima segunda-feira (19) um serviço gratuito de acesso à internet.
Os 210 mil passageiros, de 53 linhas, que passam por lá diariamente terão uma rede sem fio à disposição de graça durante até 15 minutos.
Com aparelhos habilitados para conexão à internet –como celulares, tablets e notebooks–, poderão consultar e-mails ou acessar sites enquanto estiverem esperando no terminal ou nos coletivos. Haverá bloqueios aos conteúdos pornográficos ou de apologia a crimes.
Depois dos primeiros 15 minutos, a conexão será interrompida e só poderá ser retomada pelo mesmo equipamento depois de uma hora.
O serviço é um teste que, segundo a prefeitura, vai durar dois meses e, nas próximas semanas, também será levado aos terminais de ônibus da Lapa e do Sacomã. Por enquanto, não há custos ao município Ða experiência foi oferecida pela empresa Rede Ponto Certo.
“É um piloto. Se houver boa aceitação, poderemos lançar uma concorrência pública”, diz Douglas Roman, superintendente de tecnologia da informação da SPTrans (empresa municipal responsável pelo transporte).
Segundo ele, a ideia de limitar a conexão por 15 minutos é para evitar que as pessoas fiquem no terminal só para acessar a internet, e não para esperar pelo ônibus.
PONTO
Em novembro, a prefeitura também fez um teste de tecnologias (incluindo internet sem fio) num ponto de ônibus da rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista, sentido bairro-centro.
Apesar de classificar a aceitação como “boa”, Douglas Roman diz não haver nenhuma previsão sobre a possível expansão do sistema.
Além da conexão Wi-Fi, a ideia foi fazer um laboratório de experimentos de um ponto sustentável Ðcom geração própria de energia, climatização do ar e painel interativo para consultar itinerários.
Houve, porém, alguns problemas durante os testes (da instabilidade da internet a danos em equipamentos instalados para captar a energia conforme a movimentação de veículos na avenida).
Fonte: Folha.com